terça-feira, 19 de agosto de 2014

Edital CESO 2014

Confira o edital para participação no Seminário Internacional Max Weber 150 anos, no VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais e no VI CESO - Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. 

O edital traz as informações para o envio de trabalhos para apresentação no VI CESO.  Os eventos vão ocorrer de 15 a 17 de setembro, no Campus Central da UFRN. Confira abaixo o edital. 



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Seminário Internacional “Max Weber 150 anos”
VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais
VI Ciclo de Estudos em Ciências Sociais
15, 16 e 17 de Setembro de 2014 – UFRN/NATAL
Horários: Segunda feira (15/09) 14h às 18h
Terça feira (16/09) 19h às 22h
Quarta feira (17/09) 19h às 22h

1  Instruções para a preparação e submissão de resumos e trabalhos, para o VI CESO, conforme relação dos Grupos de Trabalho – GTs.


LISTA DE GRUPOS DE TRABALHO – UFRN

GT01: INTÉRPRETES DO BRASIL
COORDENADORES: Prof. Dr. Homero Costa (e-mail: homero-costa@ufrnet.br); Doutorando Gustavo Vilella Whately (e-mail: gustavovwhately@gmail.com).

RESUMO: O GT se propõe discutir autores, preferencialmente brasileiros, que, através de suas obras, interpretaram o Brasil.


GT02: CIÊNCIA CONTRA-HEGEMÔNICA, ÉTICA DA SOLIDARIEDADE E ECOLOGIA DOS SABERES. REFLEXÕES SOBRE REFORMA DO PENSAMENTO E DA EDUCAÇÃO
COORDENADORES: Prof.ª Dra. Ana Laudelina Ferreira Gomes (e-mail: analaudelina@uol.com.br); Doutorando Rodrigo Sales (e-mail: rocsociais@hotmail.com)

RESUMO: Um movimento intelectual de vocação transdisciplinar de cientistas contemporâneos dos mais diversos campos disciplinares - desde Einstein, passando por Heisenberg, Bohr, Prigogine, Gödel - vem mostrando rombos que estão se abrindo nos pressupostos da ciência moderna, o que tem contribuído para a desnaturalizar e apontar seu caráter histórico-social e sua relação intrínseca com as esferas da economia e do poder do sistema mundo (E. Wallerstein). O que além de deflagrar os sinais de uma crise paradigmática das ciências (Boaventura Santos) tem trazido consequências significativas também para a epistemologia das ciências humanas e sociais. Tal como nas ciências naturais, a crise acaba provocando posturas contra-hegemônicas de produção do conhecimento científico. Neste novo pensar e fazer científico ressurge a preocupação do compromisso da ciência em relação a uma ética para com o humano -  uma antropoética  ou  uma ética da solidariedade (E. Morin)-  buscando visibilização de vozes silenciadas, oprimidas, marginalizadas, dominadas. A crise seria fruto de promessas não cumpridas da modernidade, entre elas o progresso a que nos levaria à ciência moderna, sem em contrapartida contabilizar seus défices econômico-sociais e político-simbólicos do processo de globalização eurocêntrica.  O que colocou a mostra a fragilidade de muitos dos pressupostos nos quais se fundamenta a ciência moderna, oportunizando a emergência de um maior reflexividade sobre a ciência pelos próprios cientistas e a inauguração de novas práticas científicas e suas respectivas teorizações, visando rearticular algumas disjunções epistemológicas clássicas que ainda operam na ciência dominante, tais como: conhecimento científico natural e conhecimento científico social; conhecimento local e total/particular e universal; conhecimento e autoconhecimento; conhecimento objetivo/subjetivo; sujeito/objeto; conhecimento científico e senso comum; razão e imaginação; sapiens e demens; conhecimento prosaico e poético; natureza-cultura, mito e logos; história e ficção; simples/complexo; quantitativo/qualitativo; ordem/caos; determinismo/indeterminação; tempo/espaço; etc. Assim, para além da neutralidade científica (M. Weber), as ciências podem reclamar para si um compromisso de humanizar seus conhecimentos no sentido de coloca-los a serviço da contra-hegemonia epistemológica e política, na luta contra a monocultura da mente (V. Shiva), possibilitando visibilizar saberes subalternizados em face de interesses do mercado do poder, enfim, fazendo valer uma ecologia dos saberes que contribua para “reinventar a  emancipação social” (Boaventura Santos). O grupo de discussão está aberto a trabalhos que contemplem alguma ou várias dessas questões nestes e em outros autores que tratem da problemática apresentada bem como às suas repercussões na discussão da reforma do pensamento e da educação (E. Morin).


GT03: DESCOLONIALIDADE, FRONTEIRAS, SABERES E EXPRESSIVIDADES SOCIAIS
COORDENADORES: Prof.ª Dra Norma Takeuti (PPGCS-UFRN) normitk@gmail.com; João Batista Figueredo de Oliveira (Mestrando PPGCS-UFRN) jb.figueredo@hotmail.com; Vyulleney Fernandes de Araujo Lacava (Mestrando PPGCS-UFRN) vyullheney@yahoo.com.br 

RESUMO: Diante do desejo de assumir determinadas rupturas anunciadas no âmbito da produção do saber acadêmico, mais particularmente nas Ciências Sociais, este GT se propõe a discutir diálogos existentes entre saber científico e outros saberes. Intensificam-se, cada vez mais, os debates na perspectiva crítica da descolonialidade, do pós-colonialismo, das epistemologias do sul, do conhecimento de povos não-ocidentais e das “epistemologias rebeldes” a exemplo de alguns desdobramentos das teorias queer. Urge o pensamento-fronteira (nos interstícios da ciência e da não-ciência) para a superação de práticas sedimentadas apenas na racionalidade científica eurocentrista da qual resulta a sobrecodifição da própria estrutura das Ciências Sociais. Tal segmentaridade endurecida tem impedido emergência de outras expressividades e pragmáticas científicas. Portanto, esta proposta vai no sentido de conectar fluxos de pensamentos, fluxos de produção, fluxos de saberes e ideias e fluxos de produção de desejos para a descolonialidade da vida.

GT04: DESENVOLVIMENTO, POLITICAS PÚBLICAS E JUVENTUDE
COORDENADORES: Prof. Dr. João Bosco Araújo da Costa (UFRN – e-mail: joaobac@uol.com.br); Profa. Dra. Maria Ivonete Soares Coelho (UERN – e-mail: lunasoares@uol.com.br); Doutoranda Maria Divaneide Basílio (PPGCS-UFRN – e-mail: divabasilio13@gmail.com) e Edinah Cristina Araújo de Carvalho (PPGCS-UFRN – e-mail: dinahdecarvalho@hotmail.com)

RESUMO: Este grupo de trabalho tem como objetivo se constituir em um espaço para a reflexão e debates de estudos teóricos e pesquisas empíricas acerca dos temas desenvolvimento, políticas públicas e juventude. Neste sentido constituir-se-á em um espaço de diálogo e articulação de pesquisadores, bem como de construção de uma rede de parcerias e colaborações que contribua para ampliação das pesquisas, conhecimentos e produções nestes campos temáticos, separadamente ou articulados, com foco na visão de desenvolvimento como liberdade e expansão das capacidades, das políticas públicas como o Estado em ação que demandam processos de avaliação na busca de identificação de seu êxito ou fracasso e da juventude como segmento geracional diferenciado emergente no cenário nacional brasileiro como sujeito de direitos e agente de mudanças.


GT05: DIVULGANDO ESTUDOS RECENTES EM CIÊNCIAS SOCIAIS
COORDENADORES: Doutoranda Kenia Almeida Nunes (PPGCS-UFRN), e-mail: keniaanunes@hotmail.com; e Mestranda Joana Kelly Marques (PPGCS-UFRN), e-mail: joanakellymarques@yahoo.com.br

RESUMO: Considerando-se que a maioria dos trabalhos de graduação como monografias, artigos, projetos e até mesmo dissertações fica relegada somente às respectivas defesas. O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo oportunizar a socialização de pesquisas realizadas no curso de Ciências Sociais e incentivar a comunicação entre redes de pesquisadores de áreas afins, favorecendo a comunicação e a troca de conhecimentos e experiências entre os pesquisadores. Nesse sentido, este GT pretende constituir um espaço para discutir os aportes teóricos e metodológicos, abrangendo uma quantidade significativa de temas de várias áreas de estudo tais como: gênero, raça, cinema, mulher, sociedade do consumo, religião, violência e direitos humanos relacionados às instituições.


GT06: IMAGEM, VISIBILIDADE E AFETOS.
COORDENADORES: Thiago Tavares das Neves (Doutorando do PPGCS-UFRN, e-mail: nevesthiago1@hotmail.com); e Ana Tázia Patrício de Melo Cardoso (Doutoranda do PPGCS-UFRN, e-mail: taziacard@hotmail.com)
RESUMO: Os fenômenos da sociedade contemporânea, sob a perspectiva de um sentido que estrutura as relações sociais, podem ser abordados a partir da imagem e dos suportes da comunicação social, que apresentam regimes de visibilidade capazes de produzir ou expressar esse sentido. A imagem como pensamento gera imagens visuais materializadas por meio do corpo e em formas e suportes midiáticos. Novos formatos midiáticos criam práticas políticas reais, promovendo modalidades de ação coletiva e ampliação da cidadania. Com a mediação do corpo, os afetos, que decorrem da experiência com a imagem e de expressões da cultura midiática, são elementos fundantes da relação com o outro e do estabelecimento de vínculos.  As emoções e os sentimentos fazem parte desse processo, que inclui novos cenários urbanos compostos de sentimentos coletivos de indignação e esperança, novas formas de ação e participação política a partir da Internet.  


GT07: O PENSAMENTO DE MAX WEBER E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA PENSAR O CAMPO RELIGIOSO
COORDENADORES: Priscila Ribeiro Jerônimo Diniz (Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri – URCA, e-mail: priscilaribeiroj@hotmail.com); e Itamara Freires de Meneses (Mestranda do PPGCS-UFRN, e-mail: itamarafreires@hotmail.com).

RESUMO: A proposta desse grupo de trabalho é pensar a religião, a luz da teoria weberiana. Max Weber ao estudar a religião observou a importância dela, e consequentemente analisou a sua influência em relação a outras esferas da vida. Para, além disso, pensou a forma de introdução da racionalização por meio do desencantamento do mundo.  O Brasil é um caldeirão de misturas religiosas, apesar de uma predominância católica, vemos emergir na contemporaneidade uma grande diversidade religiosa. Frente a isso, observamos o quanto os escritos de Max Weber são importantes para analisar questões contemporâneas ligadas a religião. Analisamos, portanto, que a Sociologia Compreensiva de Weber faz refletir sobre a ação da esfera religiosa nos dias de hoje, tanto como essa esfera que mobiliza as ações sociais de uma determinada comunidade religiosa, e também, a sua influência nas ações individuais, em relação aos fiéis. Nesse sentido, o GT se propõe receber trabalhos que tragam uma discussão acerca da religião, a partir da grande contribuição de Max Weber, no que diz respeito à análise que é feita pelo mesmo a respeito da religião.


GT08: GÊNERO, DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS.
COORDENADORES: Prof. Dr. João Bosco Araújo da Costa (UFRN – email: joaobac@uol.com.br); Maria da Conceição Dantas Moura Bezerra (Doutoranda do PPGCS-UFRN e-mail: conceicaommm@gmail.com) e Renata Mayara Moreira de Lima (Doutoranda do PPGCS-UFRN - renatammlima@gmail.com).

RESUMO: O Grupo de Trabalho objetiva fomentar espaços de discussão, análise e reflexão crítica, reunindo pesquisadores/as que se dedicam às questões de gênero, desenvolvimento e políticas públicas. Nos debates sobre desenvolvimento econômico existe uma dificuldade de incorporar a condição das mulheres como parte integrante de sua avaliação. A contribuição de Amartya Sen desmistifica essa relutância e aborda a questão de gênero como um tema definidor do desenvolvimento. O Grupo de trabalho discute essa temática, buscando fazer a interface com a chamada economia feminista. Deste modo, compreender a necessidade de promover o bem-estar e ao mesmo tempo construir a condição de agente das mulheres, é uma tarefa necessária para se atingir o desenvolvimento como liberdade. Para isso, necessita-se ultrapassar barreiras conceituais no interior do próprio conceito de desenvolvimento e promover políticas públicas capazes de promover a igualdade entre mulheres e homens.

GT9 – DESENVOLVIMENTO RURAL 
Prof. Dr. Fernando Bastos Costa(UFRN- fbastosufrn@gmail.com); Doutoranda Claudia Medeiros Suassuna(PPGCS – UFRN claudia.suassuna@gmail.com); Mestranda Elissângela Alves Fernandes (PPGCS- UFRN elissangelaalves@gmail.com) 

Este grupo de trabalho tem como objetivo discutir estudos relacionados ao desenvolvimento rural. Englobando, o espaço rural frente a uma sociedade em movimento. Ocupações agrícolas e não-agricolas. A pluriatividade como estratégia de reprodução das famílias rurais. Novas percepções do rural na relação campo-cidade. Novos atores sociais e suas implicações no desenvolvimento rural.  A agroecologia como resposta aos problemas socioambientais decorrentes da modernização. As instituições prevalecentes e os arranjos institucionais que se propõem dar conta das políticas de desenvolvimento territorial; processos de gestão e estruturas de governança no território rural.


RESUMOS

2  Titulação: Titulação mínima para envio de resumos: graduando em ciências sociais e áreas afins. No caso de graduandos, desde que o nome do docente orientador esteja como co-autor.
3  Período de submissão: Das 00:00hs de 19 de agosto às 23:59hs de 02 de setembro de 2014.
4  Instruções gerais para proposição de Resumos
4.1 Poderá haver no máximo três autores, qualificados conforme abaixo:
Nome:
E-mail:
Instituição de ensino superior:
Titulação máxima:

2º autor (se houver)
Nome:
E-mail:
Instituição de ensino superior:
Titulação máxima:

4.2 No resumo deverá constar o título, ter entre 250 a 500 palavras e conter de três a cinco palavras-chave.
4.3 O resumo deverá ser escrito em apenas 1 (um) parágrafo com o título em negrito, em fonte ARIAL, tamanho 12.
4.4 Os resumos devem ser enviados em arquivo PDF (Portable Document Format) para O E-MAIL DOS COORDENADORES DO RESPECTIVO GT, constando no ASSUNTO DO E-MAIL a palavra RESUMO, seguida pelo GT para o qual está encaminhando a proposta (ex: RESUMO GT01).
4.5 Os resumos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol.
4.6 Deverá ser escolhido SOMENTE UM dos GTs para a submissão.
4.7 Os resumos aceitos serão divulgados a partir de 10 de setembro de 2014.
4.8 As cartas de aceite dos trabalhos aprovados serão enviados para os e-mails dos autores.

TRABALHOS COMPLETOS

5  Para os resumos aceitos O TRABALHO COMPLETO DEVERÁ SER SUBMETIDO ATÉ O DIA 17 DE OUTUBRO PARA O E-MAIL cesoufrn@gmail.com (constando no assunto o GT para o qual foi aceito com a  palavra ARTIGO – ex: ARTIGO GT 01), atendendo as seguintes especificações:
5.1 Máximo de 15 páginas já contendo título, subtítulo, autoria e bibliografia, folha A4 3cm superior, 3cm esquerda, 2,0 cm margem direita e 2,0 cm margem final, sem molduras, mas com número de páginas em fonte ARIAL 12pt com espaçamento 1,5.
5.2 Os trabalhos devem ser enviados em PDF (Portable Document Format).
5.3 Os trabalhos poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol.
5.4 Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Seminário Internacional Max Weber 150 anos, VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais e do VI Ciclo de Estudos em Ciências Sociais.

5.5 Os coordenadores dos GT’s escolherão os três melhores trabalhos entre os apresentados para publicação em edições da revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação da UFRN “Inter-Legere”.




← Postagem mais recente Página inicial

2 comentários:

  1. Meu resumo foi aprovado no GT-04 como faço para efetuar minha inscrição?

    ResponderExcluir
  2. "A Comissão de certificados do CESO já enviou TODOS os certificados dos participantes dos GT's, Coordenadores de GT's, Monitores e Comissão organizadora, e, ainda, Coordenadores e palestrantes das Mesas Redondas do Seminário do Weber.

    Igualmente, foram preenchidas as frequências das Mesas Redondas de TODOS os participantes anteriormente inscritos no Seminário do Weber. Portanto, TODOS estão com seus certificados disponíveis no Sigaa.

    Aqueles que preencheram as folhas de NÃO-INSCRITOS, por motivos múltiplos, ainda não tiveram seu cadastramento realizado no sistema - o que se espera que seja feito em breve, a cargo de um membro da secretaria do CESO (e não da Comissão de certificados).

    Quem ainda não recebeu o certificado, poderá entrar em contato com a Comissão pelo email: certificados.weber150colceso@gmail.com"

    ResponderExcluir

BAIXE OS ANAIS 2014

BAIXE OS ANAIS 2014
Clique na imagem!

BAIXE TAMBÉM OS ANAIS OFICIAIS DE 2012

Contato

cesoufrn@gmail.com

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações