sexta-feira, 22 de agosto de 2014

UFRN sedia seminário internacional sobre Max Weber

De 15 a 17 de setembro, a UFRN vai sediar três importantes eventos que reunirá pesquisadores e professores nacionais e internacionais para comemorar os 150 anos do sociólogo Max Weber.  A expectativa é reunir professores e alunos de diversas universidades do país e de várias áreas do conhecimento para debater temas como patrimonialismo, religiosidade, capitalismo e a atualidade do pensamento de Max Weber.
O Seminário Internacional "Max Weber 150 Anos” terá sua conferência de abertura na segunda-feira, 15, à noite, com a temática “Max Weber nos seus 150 anos: O que ele tem a nos dizer hoje?”. Esta palestra será realizada no Auditório da Biblioteca Zila Mamede e terá a presença do sociólogo alemão Wolfgang Schluchter, responsável pela edição das obras completas de Max Weber, projeto que se iniciou em meados dos anos 1970.
Os outros dois eventos que ocorrerão simultaneamente serão o VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais e o VI CESO - Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. Haverá uma extensa programação que inclui mesas redonda e grupos de trabalho durante os três dias do evento, que terá a participação de professores da Espanha, Turquia e Burkina Faso, além da USP, PUC, UnB, UFF, entre outras.
O professor Jessé de Souza (UFF), um dos organizadores dos eventos, juntamente com os professores João Bosco Araújo e Homero Costa (UFRN), afirmou que Weber é um autor central tanto para as ciências sociais afirmativas do mundo quanto para as concepções críticas do capitalismo. Ele explicou que Weber foi um autor fundamental para a compreensão que o Brasil tem de si mesmo, por meio do debate sobre o patrimonialismo, assim “temos a ocasião perfeita para a discussão também acerca da atualidade deste conceito entre nós”, afirmou.
Jessé de Souza afirma ainda que sendo Weber o teórico mais importante sobre o fenômeno religioso, o recente desenvolvimento do pentecostalismo no Brasil abre espaço para uma discussão deste movimento segundo este autor.
Os eventos estão sendo realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, com apoio daPró-Reitoria de Extensão (PROEX), Secretaria de Relações Internacionais, Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e Departamento de Ciências Sociais.


Quem foi Max Weber?
Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Principais obras
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
- Estudos de Metodologia (1922)

- Política como vocação (1919)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

BAIXE OS ANAIS 2014

BAIXE OS ANAIS 2014
Clique na imagem!

BAIXE TAMBÉM OS ANAIS OFICIAIS DE 2012

Contato

cesoufrn@gmail.com

Postagens populares

Seguidores

Total de visualizações